terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Fantástico Mundo de João e Maria

Modalidade Organizativa: Sequência Didática

Turma: Maternal III

Profissionais: Adriana, Idalina e Luciane


Justificativa:

     O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa  sabe o poder que tem uma historia bem contada. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela em tornar-se um adulto leitor.
    Ouvir historia é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa historia, um bom causo, a criança é capaz de se interessar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma historia, mesmo que através de imagens, ela é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela.
    A literatura já faz parte da rotina na Educação Infantil nas Unidades da Rede Municipal de Curitiba. Assim, essa Seqüência Didática visa nortear o trabalho com  nossas crianças a partir da leitura do clássico da Literatura Infantil João e Maria, fazendo com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias, além de explorar a Linguagem Teatral.

 Objetivos:
  • Dramatizar historia contada fazendo uso de figurinos (fantoches, entre outros tanto individual como coletivo).
  • Participar de situações de leitura planejadas pelo educador;
  • Utilizar nos jogos de teatrais e de faz- de- conta, maquiagens, figurinos, e outros materiais cênicos;
  • Criar diferentes expressões corporais na construção de personagem;
  • Ampliar as possibilidades expressivas no uso de materiais diversos.
 Desenvolvimento:

1ª etapa – Apresentaremos o livro de João e Maria em seguida contaremos a historia  e daremos inicio na confecção do painel( cenário )

2ª etapa – Confecção dos dedoches e tapete de contação de historia

3ª etapa – Confecção do livro da historia de João e Maria

4ª etapa – Confecção do chapéu da bruxa e doces de papel

5ª etapa - Montagem da casa do João e Maria para a I Mostra Cultural do CMEI

6ª etapa – Culinária (mini bolo decorado com confetes)

7ª etapa – Festa na casa da bruxa, com doces e guloseimas diversas.

 Avaliação

        Utilizaremos pautas de observação nas realizações das atividades das crianças e finalizaremos com a exposição das atividades realizadas pelos mesmos para apreciação dos pais e familiares, crianças e funcionários do CMEI.
























sábado, 12 de novembro de 2011

Vulcão - Curiosidades e questionamentos no trabalho com ciências com crianças do pré.

Crianças são naturalmente curiosas e muito dispostas a observarem e explorarem o ambiente em que estão imersas. À medida que vão explorando e vivenciando novas experiências, constroem sua identidade. Para que essa identidade seja construída a mediação nesses momentos é extremamente importante, pois é através das relações com o outro e com o meio é que as crianças constroem o conhecimento e aprimoram sua linguagem, levantam hipóteses e obtém informações.
O referencial curricular para a educação infantil aponta que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular desta etapa devem ser norteadas pelas interações e brincadeiras, de forma que incentivem a curiosidade, a exploração, o questionamento, o encantamento para que promovam o conhecimento do mundo físico, social e da natureza.  Este foi o ponto de partida para trabalhar a investigação cientifica com as crianças, uma vez que para elas não se trata de disciplina escolar com conteúdos demarcados.
Dentro do planejamento semanal está previsto o experimento cientifico e para contemplar esta área, foi decidido fazer com as crianças um vulcão caseiro. Para que houvesse a construção do conhecimento cientifico foram apresentados elementos que permitissem a observação, a indagação. Ficou visível na expressão das crianças como estavam encantadas com algo que ainda não presenciaram verdadeiramente – um vulcão, mas puderam levantar hipóteses e transformar a curiosidade em conhecimento a ser aprendido.
Iniciamos com uma roda de conversa, apresentando imagens de um vulcão em erupção para que as crianças fizessem a leitura das imagens e apontassem o que conheciam sobre o tema. Na sequência foi escrito um texto informando quais os passos e materiais necessários para a confecção do vulcão. Nos momentos em que as crianças puderam ajudar elas coletaram material e em outros se colocaram como observadoras.
A novidade trouxe impacto para elas, ainda que não fosse um vulcão de verdade, puderam ver que os materiais utilizados reagiram provocando uma erupção e assim puderam perceber a representação do fenômeno da natureza.
No dia seguinte as crianças foram levadas à caixa de areia, e sem orientação nenhuma a coisa mais contagiante foi brincar de vulcão fazendo montinhos de areia, e qual não era a alegria deles ao dizer: “olha tio, fiz um vulcão!”
A seguir os passos para a montagem de um vulcão caseiro e fotos da experiência.

Materiais
Argila;
Uma tábua ou algo que sirva de base;
Copo plástico;
Detergente;
Vinagre;
E o mais importante, o fermento em pó;

Modo de fazer
Coloque a argila num prato e comece a modelar o seu vulcão, seja criativo. Faça um buraco no meio para que o copo seja adicionado. Coloque o copo e forre-o para que os ingredientes não caiam dentro do vulcão. Coloque uma colher de sopa de fermento dentro do copo. Em um copo separado (fora do vulcão) adicione detergente, vinagre e meio copo d’água. Jogue dentro do vulcão. Pronto!









sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quem é que disse que no Berçário I a gente só come, dorme e faz xixi?

   No CMEI José Carlos Pisani  a turma de Berçário I faz e acontece! Além dos momentos de cuidado, que também têm seu teor pedagógico, as crianças participam de atividades que envolvem a experimentação de materiais, vivenciam momentos de leitura e contação de histórias, participam de rodas da conversa, dos momentos de chamada, brincadeiras com sons, produção de música com materiais alternativos e muito mais. É claro que não poderia faltar um banho de sol e muita brincadeira e diversão.