Crianças são naturalmente curiosas e muito dispostas a observarem e explorarem o ambiente em que estão imersas. À medida que vão explorando e vivenciando novas experiências, constroem sua identidade. Para que essa identidade seja construída a mediação nesses momentos é extremamente importante, pois é através das relações com o outro e com o meio é que as crianças constroem o conhecimento e aprimoram sua linguagem, levantam hipóteses e obtém informações.
O referencial curricular para a educação infantil aponta que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular desta etapa devem ser norteadas pelas interações e brincadeiras, de forma que incentivem a curiosidade, a exploração, o questionamento, o encantamento para que promovam o conhecimento do mundo físico, social e da natureza. Este foi o ponto de partida para trabalhar a investigação cientifica com as crianças, uma vez que para elas não se trata de disciplina escolar com conteúdos demarcados.
Dentro do planejamento semanal está previsto o experimento cientifico e para contemplar esta área, foi decidido fazer com as crianças um vulcão caseiro. Para que houvesse a construção do conhecimento cientifico foram apresentados elementos que permitissem a observação, a indagação. Ficou visível na expressão das crianças como estavam encantadas com algo que ainda não presenciaram verdadeiramente – um vulcão, mas puderam levantar hipóteses e transformar a curiosidade em conhecimento a ser aprendido.
Iniciamos com uma roda de conversa, apresentando imagens de um vulcão em erupção para que as crianças fizessem a leitura das imagens e apontassem o que conheciam sobre o tema. Na sequência foi escrito um texto informando quais os passos e materiais necessários para a confecção do vulcão. Nos momentos em que as crianças puderam ajudar elas coletaram material e em outros se colocaram como observadoras.
A novidade trouxe impacto para elas, ainda que não fosse um vulcão de verdade, puderam ver que os materiais utilizados reagiram provocando uma erupção e assim puderam perceber a representação do fenômeno da natureza.
No dia seguinte as crianças foram levadas à caixa de areia, e sem orientação nenhuma a coisa mais contagiante foi brincar de vulcão fazendo montinhos de areia, e qual não era a alegria deles ao dizer: “olha tio, fiz um vulcão!”
A seguir os passos para a montagem de um vulcão caseiro e fotos da experiência.
Materiais
Argila;
Uma tábua ou algo que sirva de base;
Copo plástico;
Detergente;
Vinagre;
E o mais importante, o fermento em pó;
Modo de fazer
Coloque a argila num prato e comece a modelar o seu vulcão, seja criativo. Faça um buraco no meio para que o copo seja adicionado. Coloque o copo e forre-o para que os ingredientes não caiam dentro do vulcão. Coloque uma colher de sopa de fermento dentro do copo. Em um copo separado (fora do vulcão) adicione detergente, vinagre e meio copo d’água. Jogue dentro do vulcão. Pronto!
Fantástico o trabalho dos professores com as crianças adoreiiiii!!!!!QUERO AQUI AGRADECER A TIO FLÁVIO E A TIA ANA PELO BOM ANO QUE MEU FILHO TEVE JUNTO COM VOCEIS . O GU ADORA VCS!!!!
ResponderExcluir