quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CONSELHO DO CMEI JOSÉ CARLOS PISANI

     O Conselho do CMEI é um órgão colegiado, formado por representantes da comunidade educativa: famílias, instituições da comunidade e profissionais do CMEI. Esses representantes não podem expressar suas opiniões pessoais sobre os temas tratados em reuniões, mas sim o de seus pares.
     Os assuntos tratados e deliberados nas reuniões ajudam a organizar e efetivar o trabalho desenvolvido no CMEI, desde que respeitem a legislação e diretrizes para a Educação Infantil. Perpassam a aprovação de calendário, seleção de crianças a serem matriculadas, decisão e fiscalização no uso do verba da Unidade, organização de momentos festivos e muito mais.

     Você conhece nossos Conselheiros?














      Nesse ano estamos desenvolvendo algumas ações para formação dos Conselheiros e de toda comunidade educativa, conheça algumas das ações programadas no quadro abaixo:


COMUNIDADE ESCOLAR
CONSELHEIROS
PARA TODOS
1. Criação, no hall de entrada, do Cantinho do CMEI – espaço em que serão colocadas fotos e nomes de todos os representantes, data e pauta de reunião, resumo das ações/decisões do Conselho e textos informativos montados a partir do Manual do Conselho.
2. Mensalmente, próximo a data da reunião ordinária do mês, o segmento dos pais, estará presente durante a entrada das crianças, no hall   de  entrada   do  CMEI, para receber sugestões/solicitações/votos das demais famílias, sobre a pauta da próxima reunião.
1.Dinâmica “O Boneco Maluco”, que enfatiza a importância da comunicação e clareza de objetivos para que tenhamos resultados de qualidade.
2. Encontro para leitura e discussão do Manual do Conselho – cada conselheiro receberá previamente o material e um dos temas para apresentar para os demais conselheiros durante o encontro.
3. Debate – frente aos novos conhecimentos adquiridos, como está o funcionamento de nosso Conselho? Pontos positivos e aspectos a serem avançados.
4. Montagem de uma peça através de teatro de bonecos – “O Conselho do CMEI Pisani”, a ser apresentada em Reunião de Integração com as famílias.
1. Palestra com profissional convidado com o tema: O papel do Conselho de CMEI na efetivação de uma Gestão Democrática.
2. Peça de teatro de bonecos – “O Conselho do CMEI Pisani”.
3. Edição especial do Boletim Informativo do CMEI , apenas com assuntos ligados ao Conselho do CMEI.
4. Publicação de matéria no Blog da Unidade, com todas as ações desenvolvidas a partir desse plano de formação.



     Muitas delas já foram implementadas, como podemos visualizar nas imagens a seguir:

































   

Nenhum comentário:

Postar um comentário