quarta-feira, 29 de junho de 2011

Contação de História

ATIVIDADE PERMANENTE: Contação de história
PROFESSORES: Ana Amélia de Souza e Flávio Gonçalves da Silva
TURMA: Pré
UNIDADE: CMEI José Carlos Pisani

TÍTULO: A palavra feia do Alberto

OBJETIVO:
1 - Ampliar o vocabulário;
2 - Dialogar em diferentes situações do cotidiano;
3 - Formular hipóteses sobre situações-problema simples;

JUSTIFICATIVA:

            Sabe-se que a contação de história desenvolve vários aspectos da aprendizagem que vai desde a ampliação do vocabulário até o desenvolvimento de valores de vida, perpassando pela ética nos relacionamentos. Nestes momentos a criança adentra no mundo imaginário dos personagens e vivencia possíveis formas de resolução de conflitos. Dessa forma, com a escolha dessa história objetivou-se possibilidades de novas maneiras de relacionar e dialogar com o outro tendo como base nessa interação o carinho e a cordialidade. Além destas questões fica evidente também o caráter lúdico que a contação de história proporciona, elemento fundamental para a efetividade da Educação Infantil.

DESENVOLVIMENTO:

            Foi feita a contação da história e para que houvesse a assimilação dos valores propostos no enredo, houve a preparação de duas receitas, sendo: Receita da palavra bonita e receita da palavra feia.
Receita da palavra bonita
Ingredientes
1 caixa de leite condensado
2 caixa de creme de leite
1 pacote de suco de morango
Muitas palavras bonitas: Amor, gosto muito de você! Te amo! Obrigado! Por favor! Bom dia!
Mode de fazer
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata tudo até ficar homogêneo com aspecto de mousse.

Receita da palavra feia
Ingrediente
1 litro de água
6 colheres de pó de café
Muitas palavras feias

Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes no liquidificador inclusive as palavras feias que cada criança usava e mexa bastante.

            As crianças experimentaram a receita da palavra feia e não aprovaram, pois perceberam que o gosto da palavra feia é ruim, ao passo que eles se deliciaram com a receita da palavra bonita que é doce e tem sabor agradável. Neste momento as crianças foram estimuladas a não mais usarem as palavras feias substituindo por palavras que sejam mais agradáveis de ouvir e não trazem nenhum conflito.
            A atividade foi também compartilhada com as crianças do MIII, em que os professores se vestiram de personagens diferentes para a contação. Com a receita pronta, puderam também saborear das palavras bonitas.










3 comentários:

  1. Vão trabalhar de verdade não dar café amargo pras crianças! Quem não tem o que fazer é foda mesmo ein!

    ResponderExcluir
  2. Algumas questões merecem ser pormenorizadas tendo em vista um comentário tão infeliz:
    1º Se você se der conta perceberá que tem toda uma fundamentação por traz das ações tomadas na atividade.
    2º Trabalhar com criança envolve necessariamente o trabalho com o lúdico, quando se quer passar princípios e valores morais a elas devemos nos atentar a este fato.
    3º Perceba que no lúdico o "café amargo" não vai aparecer e sim a brincadeira em si, que faz relevância ao tema trabalhado.
    4º Algo imprescindível é se atentar à forma como se escreve os comentários, porque eles dizem exatamente a forma inadequada e errônea de quem escreve e pensa, o correto seria pensar e escrever.
    Mas para todos os efeitos aceitamos a sua crítica e deixamos o convite para que você continue a visitar nossa página e contribuir com novos comentários ou até mesmo visitar o nosso CMEI e conhecer de fato o trabalho que desenvolvemos aqui.

    ResponderExcluir
  3. Quero parabenizar a equipe inteira do cmei por ter a atitude de fazer essa brincadeira com as crianças o que pode e o que nao se pode falar agora infelizmente existe pessoas que nao dao valor a isso uma delas e quem escreveu o primeiro comentario que nao foi nem corajoso para escrever seu nome imagine educar uma criança.Mais Deus e tao maravilhoso que fez pessoas assim como voceis e colocou em nossos caminhos parabens voceis sao abençoados por Deus.

    ResponderExcluir