quarta-feira, 29 de junho de 2011

Criando e divulgando o uso do blog e do software de autoria na Educação Infantil / 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: “Casa da matemática da Millie – pequeno médio e grande”
PARTICIPANTES: Ana Amélia de Souza e Flávio Gonçalves da Silva
TURMA: Pré
UNIDADE: CMEI José Carlos Pisani – NRE PN
ÁREA DE FORMAÇÃO: Pensamento Lógico Matemático

OBJETIVOS
1-     Estabelecer relações de semelhança e diferença, construindo aos poucos noções de classificação e seriação.
2-     Comparar formas utilizando termos de comparação (maior e menor)

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA: Exploração e manuseio dos blocos lógicos para que as crianças percebam as diferenças de tamanhos das formas.
2ª ETAPA: Após a exploração dos blocos lógicos, as crianças foram convidadas a fazerem a classificação e seriação, utilizando como critério o tamanho das formas geométricas.
3ª ETAPA: Cada criança escolherá uma forma geométrica como tamanho determinado para então realizar um desenho de imaginação, dando continuidade à forma. Para concluir esta etapa aas crianças compartilharão o quer fizeram e o que utilizaram em roda de conversa, dando ênfase ao tamanho da forma geométrica.
4ª ETAPA: JOGO DA MEMÓRIA – Construção do jogo explorando os conceitos de tamanho: pequeno, médio e grande. Após isso com as crianças dispostas em círculo, estabelecer as regras, sendo que cada uma jogará na sua vez e quando acertar a combinação das peças terá direito de jogar novamente.
5ª ETAPA: Com o uso do data show explicamos as regras do jogo e cada criança pode compreender jogando. No canto do Kidsmart as crianças foram divididas em duplas para explorarem o Jogo “Casa da matemática da Millie”, exercitando as possibilidades no que diz respeito ao tamanho dos calçados dos bichinhos.
6ª ETAPA: Conclusão das atividades com a música da Xuxa “Tão grande” fazendo relação com os conceitos de tamanho desenvolvidos nas etapas anteriores.
Música: Tão grande
Intérprete: Xuxa
Quando mede o neném, quanto pode ser?
É maior do que um gato?
Sim, sim, sim!
É maior do que um pato?
Sim, sim, sim!
É maior do que a mação que a gente come?
Sim, sim, sim!
Ele é tão grande, tão grande, olha o neném como é tão grande!

Quando mede a mamãe, quanto pode ser?
É maior do que a formiga?
Sim, sim, sim!
É maior do que o elefante?
Não, não, não!
É maior do que uma torta de chocolate?
Sim, sim, sim!
Ele é tão grande, tão grande, olha a mamãe como é tão grande!

Quando mede o papai, quanto pode ser?
É maior do que uma abelha?
Sim, sim, sim!
É maior do que a baleia?
Não, não, não!
É maior do que uma folha de bananeira?
Sim, sim, sim!
Ele é tão grande, tão grande, olha o papai como é tão grande!

E o seu tamanho como pode ser?
Você é maior do que a caneta?
Sim, sim, sim!
Você é maior do que a girafa?
Não, não, não!
Você é maior do que as asas de um passarinho?
Sim, sim, sim!
Você é tão grande, tão grande, veja você como é tão grande!

CONCLUSÃO:
Houve compreensão por parte das crianças nos aspectos das formas geométricas, elas assimilaram que os blocos lógicos são diferentes nos tamanhos, nas cores e nas formas. Perceberam também que é possível verificar no seu entorno a presença destas formas geométricas.
Com os jogos houve acréscimo da aprendizagem quanto à estrutura do raciocínio lógico, sendo que no jogo da memória dos blocos lógicos, a criança teve que criar estratégias e levantar hipóteses para associar qual peça era igual no tabuleiro. Quanto ao jogo dos sapatos no Kidsmart, pôde-se concretizar a ideia de tamanho, uma vez que havendo o erro, o próprio jogo sinaliza que não é o tamanho do sapato indicado, de tal forma que a criança tem que operacionalizar o pensamento até encontrar o tamanho adequado do calçado ao que necessita o personagem do jogo.











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