sábado, 28 de abril de 2012

CLUBE DE MÃES


    Nosso Clube de Mães foi fundado no ano de 2011, com a intenção de aproximar as famílias do cotidiano do CMEI. Essa aproximação tem estreitado os laços, permitindo que as famílias conheçam melhor o trabalho realizado na Unidade e compreendam o CMEI como parte da comunidade Laguna. Em contrapartida os profissionais da Unidade também podem conhecer mais as expectativas das famílias em relação ao trabalho que desenvolvem com as crianças. Resumindo, ambos os lados ganham muito com esses momentos e as maiores beneficiadas são nossas crianças.
    Além disso as mães nos auxiliam em diversas situações: produzem  brinquedos para as crianças, artigos de artesanatos para sorteios, desenvolvem receitas culinárias e muito mais. Certamente essas aprendizagens também revertem benefícios para as famílias representadas.
    Em 2012 tivemos nossa primeira reunião na última quinta-feira, dia  26. Foi um momento  muito prazeroso e de bastante crescimento para todos.


 
 


Iniciamos com apresentações e uma conversa informal sobre educação de filhos.





    A seguir tomamos um simples, porém delicioso café e, aí, o "papo" continuou bem mais descontraído.


Na sequência, sob coordenação das servidoras Adriana Galvão e Maria de Lourdes, foram confeccionados vasos com material alternativo. 


Tratava-se de um vaso feito com uma lata de atum, grampo de roupas, fitas, flores artificiais e argila. 


Ficaram uma graça!!!


Um deles foi sorteado entre as participantes e os demais serão sorteados durante os sábados de integração com as famílias, estimulando a participação de todos.







    Agradecemos a colaboração das mães que estiveram presentes e o empenho das funcionárias em preparar esse momento tão especial. Em breve teremos mais!


                                         

quinta-feira, 15 de março de 2012

LOGOMARCA DO CMEI




   É  com grande alegria que informamos que nosso CMEI  já possui uma logomarca. A mesma foi montada pelo senhor Eduardo Gomes,  profissional voluntário, que, a partir de desenhos das crianças da turma do Pré criou a arte.
   Na arte final foram contemplados os desenhos das crianças Rafaella Batista Machado e Keisy Kettlinn Santos da Silveira.
   A partir de maio,  a logo já estará disponível para que as empresas de uniformes escolares que atendem o CMEI possam estampá-la ou bordá-la nos mesmos. Ressaltamos que o uso de uniforme é opcional.
   Finalizamos essa matéria parabenizando as crianças e profissionais da turma de Pré e também a educadora Zinai Gomes Dalmeida Santos, da equipe da permanência, que coordenou esse trabalho.


RAFAELLA E KEISY  

terça-feira, 29 de novembro de 2011

O Fantástico Mundo de João e Maria

Modalidade Organizativa: Sequência Didática

Turma: Maternal III

Profissionais: Adriana, Idalina e Luciane


Justificativa:

     O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa  sabe o poder que tem uma historia bem contada. Quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior será a probabilidade dela em tornar-se um adulto leitor.
    Ouvir historia é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa historia, um bom causo, a criança é capaz de se interessar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa. Quando a criança ouve ou lê uma historia, mesmo que através de imagens, ela é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela.
    A literatura já faz parte da rotina na Educação Infantil nas Unidades da Rede Municipal de Curitiba. Assim, essa Seqüência Didática visa nortear o trabalho com  nossas crianças a partir da leitura do clássico da Literatura Infantil João e Maria, fazendo com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias, além de explorar a Linguagem Teatral.

 Objetivos:
  • Dramatizar historia contada fazendo uso de figurinos (fantoches, entre outros tanto individual como coletivo).
  • Participar de situações de leitura planejadas pelo educador;
  • Utilizar nos jogos de teatrais e de faz- de- conta, maquiagens, figurinos, e outros materiais cênicos;
  • Criar diferentes expressões corporais na construção de personagem;
  • Ampliar as possibilidades expressivas no uso de materiais diversos.
 Desenvolvimento:

1ª etapa – Apresentaremos o livro de João e Maria em seguida contaremos a historia  e daremos inicio na confecção do painel( cenário )

2ª etapa – Confecção dos dedoches e tapete de contação de historia

3ª etapa – Confecção do livro da historia de João e Maria

4ª etapa – Confecção do chapéu da bruxa e doces de papel

5ª etapa - Montagem da casa do João e Maria para a I Mostra Cultural do CMEI

6ª etapa – Culinária (mini bolo decorado com confetes)

7ª etapa – Festa na casa da bruxa, com doces e guloseimas diversas.

 Avaliação

        Utilizaremos pautas de observação nas realizações das atividades das crianças e finalizaremos com a exposição das atividades realizadas pelos mesmos para apreciação dos pais e familiares, crianças e funcionários do CMEI.
























sábado, 12 de novembro de 2011

Vulcão - Curiosidades e questionamentos no trabalho com ciências com crianças do pré.

Crianças são naturalmente curiosas e muito dispostas a observarem e explorarem o ambiente em que estão imersas. À medida que vão explorando e vivenciando novas experiências, constroem sua identidade. Para que essa identidade seja construída a mediação nesses momentos é extremamente importante, pois é através das relações com o outro e com o meio é que as crianças constroem o conhecimento e aprimoram sua linguagem, levantam hipóteses e obtém informações.
O referencial curricular para a educação infantil aponta que as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular desta etapa devem ser norteadas pelas interações e brincadeiras, de forma que incentivem a curiosidade, a exploração, o questionamento, o encantamento para que promovam o conhecimento do mundo físico, social e da natureza.  Este foi o ponto de partida para trabalhar a investigação cientifica com as crianças, uma vez que para elas não se trata de disciplina escolar com conteúdos demarcados.
Dentro do planejamento semanal está previsto o experimento cientifico e para contemplar esta área, foi decidido fazer com as crianças um vulcão caseiro. Para que houvesse a construção do conhecimento cientifico foram apresentados elementos que permitissem a observação, a indagação. Ficou visível na expressão das crianças como estavam encantadas com algo que ainda não presenciaram verdadeiramente – um vulcão, mas puderam levantar hipóteses e transformar a curiosidade em conhecimento a ser aprendido.
Iniciamos com uma roda de conversa, apresentando imagens de um vulcão em erupção para que as crianças fizessem a leitura das imagens e apontassem o que conheciam sobre o tema. Na sequência foi escrito um texto informando quais os passos e materiais necessários para a confecção do vulcão. Nos momentos em que as crianças puderam ajudar elas coletaram material e em outros se colocaram como observadoras.
A novidade trouxe impacto para elas, ainda que não fosse um vulcão de verdade, puderam ver que os materiais utilizados reagiram provocando uma erupção e assim puderam perceber a representação do fenômeno da natureza.
No dia seguinte as crianças foram levadas à caixa de areia, e sem orientação nenhuma a coisa mais contagiante foi brincar de vulcão fazendo montinhos de areia, e qual não era a alegria deles ao dizer: “olha tio, fiz um vulcão!”
A seguir os passos para a montagem de um vulcão caseiro e fotos da experiência.

Materiais
Argila;
Uma tábua ou algo que sirva de base;
Copo plástico;
Detergente;
Vinagre;
E o mais importante, o fermento em pó;

Modo de fazer
Coloque a argila num prato e comece a modelar o seu vulcão, seja criativo. Faça um buraco no meio para que o copo seja adicionado. Coloque o copo e forre-o para que os ingredientes não caiam dentro do vulcão. Coloque uma colher de sopa de fermento dentro do copo. Em um copo separado (fora do vulcão) adicione detergente, vinagre e meio copo d’água. Jogue dentro do vulcão. Pronto!









sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quem é que disse que no Berçário I a gente só come, dorme e faz xixi?

   No CMEI José Carlos Pisani  a turma de Berçário I faz e acontece! Além dos momentos de cuidado, que também têm seu teor pedagógico, as crianças participam de atividades que envolvem a experimentação de materiais, vivenciam momentos de leitura e contação de histórias, participam de rodas da conversa, dos momentos de chamada, brincadeiras com sons, produção de música com materiais alternativos e muito mais. É claro que não poderia faltar um banho de sol e muita brincadeira e diversão.